segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Adam Lambert


Adam Mitchel Lambert nasceu em 29 de Janeiro de 1982 na cidade de Indianópolis, estado de Indiana, Estados Unidos. Logo após seu nascimento seus pais Eber e Leila decidiram-se mudar para San Diego, Califórnia, onde Adam e seu irmão mais novo, Neil, cresceram e passaram toda infância e adolescência.


“Adam era uma criança agitada, ele tinha muita energia”, segundo Leila e Eber. Como aproveitar então um pouco dessa energia? Eber e Leila colocaram Adam nas aulas de futebol, mas ele não se adaptou, colocaram então no teatro, aí sim Adam encontrou seu caminho. Ele gostava da ideia de se fantasiar, estar à frente do público, já nascera um entertainer. Aos nove anos, participou de sua primeira peça chamada “You’re Good Man, Charlie Brown”, no “Lyceum Theater” em San Diego. Mas foi na adolescência que Adam se envolveu mais fortemente com o mundo do entretenimento, participando de uma banda de jazz, de um coral e em outras peças teatrais/musicais como “Hello, Dolly”, “Camelot” e “Grease”.

Ao final do ensino médio, Adam iniciou seus estudos na “California State University”, em Fullerton, Califórnia. Após cinco semanas de vida acadêmica, ele abandonou a universidade e se mudou para Los Angeles em busca de seu sonho de conseguir viver através do entretenimento.

“Eu decidi que o que eu realmente queria fazer era tentar trabalhar no mundo real do entretenimento. Viver é correr riscos para obter o que se deseja”, disse Adam.


Antes do American Idol
Aos dezenove anos, Adam obteve seu primeiro trabalho profissional, como cantor em um navio cruzeiro por dez meses, viajando por todo mundo. De volta a Los Angeles, trabalhando duro pela sua arte, ele foi escalado para a turnê europeia do musical “Hair” aos 21 anos.

Até 2009 Adam se envolveu criativamente em diferentes projetos, atuou em musicais como “Brigadoon”, “The Ten Commandments: The Musical” e “Wicked”. A partir de 2004 ele começou a se apresentar regularmente no “Zodiac Show”, que foi criado por Carmit Bachar do grupo “Pussycat Dolls”. Além de musicais, Adam também se envolveu com o estúdio e gravação de músicas, foi vocalista da banda de rock underground “The Citizen Vein” por um curto período de tempo.


American Idol
Adam Lambert participou na cidade de San Francisco da audição para a oitava temporada do American Idol, cantando “Rock With You” de Michael Jackson e “Bohemian Rhapsody” da banda britânica Queen. Tanto a jurada Kara DioGuardi quanto Simon Cowell o criticaram por ser muito teatral, porém, ele foi selecionado e ganhou aprovação de todos os jurados.

Durante o reality, Adam se destacava a cada semana com performances emocionantes de grandes clássicos. “Mad World” de autoria da banda “Tears For Fears” foi o grande ponto alto de Adam Lambert no programa, sendo ovacionado de pé por Simon Cowell, fato inédito na história do programa.


A performance foi escolhida pelo público e mídia como a melhor apresentação do American Idol de todos os tempos. Na final do programa, Adam teve a chance de se apresentar com a banda de rock Kiss e com a legendária banda britânica Queen.

Pós-Idol – “For Your Entertainment”
Adam foi o segundo colocado na competição, mas sua fama e popularidade adquirida no decorrer do reality garantiu seu lugar no hall da fama. Instantaneamente Adam Lambert virou um fenômeno nacional e internacional, seu álbum de estreia “For Your Entertainment” lançado em 23 de Novembro de 2009, pela RCA – Sony Music alcançou o terceiro lugar da Billboard 200, vendeu 198.000 cópias nos Estados Unidos somente na primeira semana. Contava com músicas escritas por grandes nomes como Lady Gaga e Pink.


O segundo single “Whataya Want From Me” alcançou o topo dos charts de vários países, garantindo a Adam uma nomeação ao GRAMMY em “Best Male Pop Vocal Performance” [Melhor performance vocal masculina]. “If I Had You”, terceiro single alcançou o top 10 em países como: Austrália, Canadá, Finlândia e Nova Zelândia.


Com o sucesso de seu primeiro álbum, Adam lançou a turnê mundial: “Glam Nation Tour”. Foram 113 shows, ele visitou países da Europa, Ásia e várias cidades nos Estados Unidos. A turnê originou um dvd/cd, “Glam Nation Live”, e um EP acústico, “Acoustic Live!”, garantindo o título de uma das maiores turnês masculinas.

Parceria com Queen e “Trespassing”
Em Novembro de 2011, Adam foi convidado para se apresentar com a banda Queen no “MTV Europe Music Awards”, onde a banda foi homenageada com o prêmio de “Ícone Global”. A apresentação contou com um medley de hits e foi bastante elogiada, era o início de uma grande parceria que daria grandes resultados.


Em Maio de 2012, seu segundo álbum foi lançado. “Trespassing” alcançou o primeiro lugar na Billboard 200, garantindo a Adam o título de primeiro artista abertamente gay a debutar um álbum em primeiro lugar na lista. Contava com parcerias de Nile Rodgers, Pharrell Williams, Sam Sparro e uma música escrita por Bruno Mars. Os singles mais famosos desse álbum foram “Better Than I Know Myself” e “Never Close Our Eyes”. Ainda em 2012, Adam anunciou o início de sua “mini-turnê” denominada “We Are Glamily”, que percorreu a Ásia e Europa.

Durante o trabalho de promoção de seu álbum em 2012, Adam Lambert novamente foi convidado por Brian e Roger para seis shows da banda pela Europa. Era o início do grupo “Queen + Adam Lambert”. Em Setembro de 2013, o grupo se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos, para o “iHeartRadio Music Festival” em Las Vegas. As críticas foram muito positivas, era claro para qualquer um que havia uma grande sintonia entre a banda e Adam.

“Adam simplesmente surgiu, foi um presente de Deus. Por que… ‘de que lugar que ele veio?’ [risos] Ele é ótimo. Ele não é uma cópia de Freddie em nenhum sentido, ele é muito mais ele mesmo. Ele é uma combinação adorável de confiança e humildade, sabe, ele tem os dois. E ele tem o toque mágico que é a comunicação com a audiência. E aquela voz? Eu digo aquela voz é inacreditável, eu penso que até mesmo Freddie diria ‘WOW'”. Brian May sobre Adam Lambert.

“Queen + Adam Lambert” e “The Original High”
Em 2014, “Queen + Adam Lambert” iniciaram a turnê mundial, que passou pelos Estados Unidos, Coreia, Japão, Nova Zelândia e Austrália. A turnê continuou durante o ano de 2015, com shows agendados na Europa e América do Sul. O grupo veio ao Brasil, para shows nas cidades de São Paulo (16/09); Rio de Janeiro – Rock In Rio (18/09) e em Porto Alegre (21/09). A banda Queen retornou ao festival “Rock In Rio” 30 anos depois, em memória de Freddie Mercury e com Adam Lambert nos vocais. Um show eletrizante para aproximadamente 85 mil pessoas que foi classificado como o melhor show do festival em 2015. A parceria continua atualmente em 2016 com shows na Europa e Ásia, incluindo performances em grandes eventos como o “Isle Of Wight Festival” e o “Rock In Rio Lisboa”.

Durante a turnê com a banda Queen em 2014, Adam Lambert trabalhou em seu terceiro álbum intitulado “The Original High”. O álbum foi lançado em 20 de Abril de 2015 pela gravadora Warner Bros, estreando em terceiro lugar na Billboard 200, contando com parcerias como Brian May do Queen e a cantora sueca Tove Lo.


“Ghost Town” seu primeiro single alcançou o topo dos charts, ficando em #1 em vários países, um sucesso não visto desde “Whataya Want From Me”. A canção já ultrapassou a marca de 133 milhões de visualizações no Spotify, mais do que todos os seus singles anteriores juntos. No YouTube o videoclipe oficial já superou os 72 milhões de visualizações.

O segundo single anunciado do álbum foi “Another Lonely Night” que também recebeu boas colocações nos charts ao redor do mundo. Adam continua em promoção de seu álbum e anunciou recentemente um single inédito, “Welcome To The Show” em parceria com a cantora Laleh. “The Original High” foi escolhido em 2015 pela revista Rolling Stones como o melhor álbum do ano.


Em Janeiro de 2016, Adam Lambert iniciou sua turnê “The Original High Tour” com shows na Ásia, Europa e América do Norte.

Artistas Favoritos
Dentre os principais artistas favoritos de Adam temos: Freddie Mercury, Michael Jackson, Lenny Kravitz, David Bowie, Katy Perry, Pink, Christina Aguilera, Lady GaGa, Beyonce, Goldfrapp, Madonna, Jessie J, Bruno Mars, entre outros.

Trabalhos na televisão
Adam Lambert em 2012 participou de um episódio na série americana “Pretty Little Liars”. Em 2013 e 2014, Adam atuou no seriado da FOX, “Glee”, como o personagem “Elliot” durante cinco episódios. Em 2016 Adam foi escalado para o papel de “Eddie” no remake do clássico norte-americano “The Rocky Horror Picture Show” que irá ao ar pela FOX ainda esse ano no outono americano. Recentemente Adam também foi confirmado como jurado da oitava temporada (2016) do “The X Factor Australia”.

Outras parcerias musicais
Adam Lambert co-escreveu e gravou os vocais da música “Lay Me Down” do DJ Avicii também em parceria com o guitarrista Nile Rodgers. A música virou single do álbum “True” do DJ em 21 de Abril de 2014. Recentemente Adam também gravou vocais para parceria com o DJ número 10 do mundo: Steve Aoki. A canção chama-se “Can’t Go Home” e foi lançada oficialmente no dia 25 de Março de 2016.

Adam Lambert e o Brasil
Em Setembro de 2015, Adam Lambert esteve pela primeira vez no Brasil. Realizando três shows como vocalista da banda Queen, Adam visitou as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Deixando gravado em nossos corações a frase: “Vocês são lindos, lindos!” dita durante o “Rock In Rio”. Sua simpatia, simplicidade e carinho com os fãs chamou atenção da mídia brasileira. Sua performance no festival ganhou grandes elogios, foi escolhido como o melhor vocalista do evento e também como o mais bonito. 85 mil pessoas na noite do dia 18/09/15 na Cidade do Rock – Rio de Janeiro gritavam seu nome a uma só voz. Ele tinha o Brasil aos seus pés naquele momento diante da grandiosa Queen. Com vários novos fãs “convertidos” seu fandom cresceu por aqui e com isso também nossa esperança de que pela primeira vez ele venha nos agraciar com uma turnê solo. Até o momento nada foi confirmado, mas continuamos acreditando que um dia chegará a nossa vez. Adam Lambert sem a menor dúvida deixou saudades.



Curiosidades
Adam Lambert aparentemente consegue segurar uma nota musical por mais de 22 segundos.
Adam já gravou um jingle para um comercial de TV do biscoito OREO.Sua música “Time For Miracles” foi tema do filme “2012”.Adam Lambert foi o primeiro concorrente do Idol a se tornar jurado convidado no reality, fato ocorrido na 14ª temporada do show.A música que ele mais gostou de cantar no American Idol foi “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin.Ele se sente mais seguro no palco do que fora dele.O filme preferido de Adam é o “Velvet Goldmine”.O musical favorito de Adam é “Jesus Cristo Superstar”.Se ele pudesse cantar com algum artista, vivo ou morto, seria Freddie Mercury.Prefere cachorros a gatos.Adam é judeu e sabe cantar em hebraico.Adam ama abacate.Ama sorvete. É sua sobremesa favorita.Sua bebida favorita é Tequila. Clase Azul é a marca de preferência.Ele é naturalmente ruivo.Ele já trabalhou na Starbucks.Aquariano.Ama astrologia.Adam perdeu a virgindade aos 21 anos.Já se relacionou com mulheres e admitiu que às vezes gosta de flertar com elas.Em seu tempo livre gosta de caminhar e se exercitar.Adam é muito ligado à caridade e em todos os seus aniversários desde 2010 ele tem usado a data para promover doações.A canção “Aftermath” do álbum “For Your Entertainment” recebeu uma versão especial em remix em prol do “The Trevor Project”.


fonte

http://adamlambertbrasil.com.br/biografia/

Nenhum comentário: