quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Daniel Guedes


Considerado um dos melhores violinistas brasileiros de sua geração, o violinista carioca Daniel Guedes é um dos instrumentistas brasileiros que mais se destaca no cenário internacional. O violinista é também artista do disco, cujo primeiro CD foi lançado em 2000, tendo gravado posteriormente o CD “Impressões Brasileiras” e um outro intitulado “Ya Mariamu”, com composições de Astor Piazzolla.

Nascido no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de violino aos sete anos e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Aos treze anos venceu o “IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros” e ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres. Em 1998, foi vencedor da “Bergen Philharmonic Competition” (Nova Jersey). Venceu a Waldo Mayo Memorial Violin Competition (Nova York) em 2000.

Foi aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music e de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no prestigiado “Pinchas Zukerman Performance Program”, na Manhattan School of Music, onde graduou-se do Bacharelado e dois anos depois concluiu o Mestrado em Música. Estudou música de câmara com renomados músicos, como Isidore Cohen (Trio Beaux Arts) e Sylvia Rosenberg. Participou das master classes dos violinistas Robert Mann (Juilliard String Quartet), Arnold Steinhardt e Miriam Fried. Foi bolsista do Projeto ApArtes da CAPES e da Vitae.



Desde os dez anos vem se apresentando como recitalista e concertista nas principais cidades brasileiras e nos EUA, Canadá, Noruega, Inglaterra e Colômbia. Foi solista de várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Nacional, Sinfônica do Teatro Municipal do Rio, Guildhall Junior Symphony, Bergen Philharmonic de Nova Jersey, Sinfônicas de Campinas, da Bahia, de Recife, Sinfonia Cultura, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Paulista, Amazonas Filarmônica, Filarmônica de Bogotá e National Arts Centre Orchestra do Canadá, entre outras.

Como solista, já atuou sob a regência de Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Lior Shambadal, David Gilbert, Roberto Duarte, Adriano Machado e Aylton Escobar, entre outros. Em maio de 2000, apresentou-se como solista do Concerto n°1 de Max Bruch no Carnegie Hall de Nova York.


Em 2001 e 2002 abriu a temporada de concertos da OSB no Teatro Municipal do Rio tocando concertos de Tchaikovsky e Sibelius.

Seus parceiros de música de câmara incluem Fábio Presgrave, Márcio Mallard e Flávio Augusto. Já atuou também ao lado de Zukerman e Mariuccia Iavovino. Gravou várias vezes para programas de rádio e televisão.

Em 2000 foi lançado seu primeiro CD, pelo selo Niterói Discos e em 2004 serão lançados mais dois CDs, um deles em homenagem a Guerra-Peixe, onde toca o Concertino para violino e orquestra com a OSB, e o outro com composições de Astor Piazzolla. Recentemente realizou gravação inédita do concerto de Henrique Oswald com a OSB regida por Isaac Karabtchevsky em disco a ser lançado em 2005.


Além das atividades como solista e camerista, Daniel Guedes foi assistente de Patinka Kopec, na Manhattan School of Music, mentor no Young Artist Programme dirigido por Zukerman no Canadá e vem lecionando em importantes festivais de música no país. Atualmente é professor do Conservatório Brasileiro de Música e rege a Orquestra Jovem do CBM.



Nenhum comentário: