terça-feira, 2 de junho de 2009

Beyoncé


Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), mais conhecida como Beyoncé, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.Nascida no Texas, Beyoncé Knowles é filha do produtor musical Mathew Knowles com Tina Knowles. Sua irmã mais nova, Solange Knowles, também é cantora e atriz. Após ser destaque e solista dos corais de colégios e igrejas, Beyoncé entrou, aos oito anos de idade, em seu primeiro grupo musical, o Girl’s Tyme, formado por diversas meninas que cantavam e dançavam.


Em 1993, o pai de Beyoncé se tornou o empresário do grupo e reduziu para quatro as meninas do Girl’s Tyme: Beyoncé, LaTavia Robertson, Kelly Rowland e LeToya Luckett. Beyoncé se destacou como a principal cantora do grupo de 1998 a 2004, quando elas lançaram seu último disco de estúdio. No ano seguinte o Destiny’s Child anunciou seu fim. Mas antes mesmo do fim do grupo, Beyoncé já trabalhava em sua carreira solo.

Sua carreira como atriz teve início em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. Beyoncé também atuou em outros filmes, como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls e outros. Sua atuação no filme Dreamgirls lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz em um filme, comédia ou musical e Melhor canção original para a música "Listen".


Em 2002, ela estrelou no filme “Austin Powers – O Homem do Membro de Ouro”, para o qual escreveu sua primeira canção solo. Antes de “Austin Powers”, Beyoncé havia trabalhado como atriz no filme para TV “Carmen: A HipHopera”.


Em 2003 lançou “Dangerously in Love”, seu primeiro álbum de estreia em carreira solo. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100.




No mesmo ano fez uma aparição em uma música de Jay-Z, seu namorado na época. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards.


Além de cantar e atuar, Beyoncé lançou em 2004, junto com a sua mãe, Tina Knowles, uma linha de roupas chamada House of Deréon. A maior inspiração foi sua avó, chamada Agnèz Deréon. Beyoncé já trabalhou para marcas como Pepsi, Tommy Hilfiger, Armani e L'Oréal.

Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100.


Em 2006, Beyoncé além do sucesso do álbum, “B’Day”, também protagonizou o filme “Dreamgirls”, que contava a história da gravadora Motown (responsável pela maioria dos lançamentos da música negra norte-americana nos anos 60 e 70) e do grupo Supremes em forma de ficção. Lançou em 2008 “I Am... Sasha Fierce”, terceiro sucesso de vendas e críticas. Pelo álbum ganhou seis prêmios Grammy, contabilizando 16 no total.


Casou-se em 2008 com Jay-Z em Nova York, onde vive atualmente.


Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100.

Seu maior sucesso como atriz foi em “Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho”, atuação que lhe rendeu indicação ao Prêmio de Melhor Atriz do Globo de Ouro, em 2007, e a indicação de “Listen” como melhor música na sua voz no ano seguinte. Em “Cadillac Records”, de 2008, Beyoncé interpretou a diva soul Etta James. Em 2009 a revista Forbes elegeu Beyoncé como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ter arrecadado mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009.

Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 21 Grammys (18 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Até hoje Beyoncé possui cinco singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ao longo de sua carreira solo ela já vendeu 31 milhões de discos em todo o mundo isso fez dela um dos artistas de música que mais venderam discos de todos os tempos. Beyoncé acumula exatos 20 Grammys.



Se juntar as vendas de discos de Beyoncé e do Destiny's Child o resultado irá ultrapassar mais de 75 milhões de discos vendidos. A revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000, aparece também no nono lugar, com o grupo Destiny's Child.

Em Fevereiro de 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década. No mesmo ano o VH1 colocou Beyoncé no número 56 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.

Em outubro de 2010, anunciou que estava grávida de seu primeiro filho. Neste mesmo ano, em fevereiro, a cantora se apresentou para 60 mil pessoas no Brail, no estádio do Morumbi, em São Paulo. “Provavelmente este é o maior show da minha história”, disse Beyoncé ainda no palco. Ela também fez dois shows no Rio de Janeiro, na HSBC Arena, e um show em Salvador, no Parque das Exposições.

Mas nem só de shows grandes vive Beyoncé. Ela teria feito uma apresentação particular no réveillon de 2010 para Moutassim Kadafi, filho do líder político Coronel Muammar Kadafi, da Líbia, pela qual teria recebido US$ 2 milhões para cantar cinco hits. Ela foi bastante criticada nos Estados Unidos, inimigos declarados do país do seu cliente.



Em 2011 durante a premiação do Billboard Music Awards, Beyoncé recebeu o premio de Billboard Millennium Award. Em 2011 a revista Forbes listou as mulheres afro-americanas mais poderosas nos Estados Unidos e colocou Beyoncé em primeiro de sua lista. E, em 2012 o VH1 colocou Beyoncé no número 3 em sua lista das 100 Grandes Mulheres na Música ficando atrás apenas de Madonna e Mariah Carey. A cantora norte-americana é a mulher negra mais premiada na história da música com mais de 400 prêmios.

CARREIRA

Discografia:- 2003: Dangerously In Love- 2006: B’Day- 2008: I am... Sasha Fierce

Filmes:- 2001: Carmen, a HipHopera- 2002: Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro- 2003: Resistindo às Tentações- 2006: A Pantera Cor-de-Rosa- 2006: Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho- 2008: Cadillac Records- 2009: Obsessiva





No dia 7 de janeiro de 2012, deu à luz sua primeira filha, Blue Ivy Carter, no Hospital Lenox Hill em New York. Dois dias depois, Jay-Z lançou "Glory", uma canção dedicada a sua filha. A música incluía alguns fatos do casal, incluindo um aborto espontâneo que Beyoncé sofreu antes de engravidar de Blue. Devido ao choro de Blue Ivy no final da música, ela foi oficialmente creditada na música como B.I.C, se tornando a pessoa mais jovem a aparecer em uma parada musical da Billboard quando "Glory" estreou na R&B/Hip-Hop Songs, na 74ª posição. No dia 10 de fevereiro, Beyoncé e Jay-Z divulgaram fotos de Blue Ivy em uma conta na rede social tumblr criada especialmente para a ocasião. No 54º Grammy Awards, o compositor Ryan Tedder revelou durante uma entrevista que Beyoncé estava trabalhando em dois álbuns.

“ "As conversas sobre seu próximo álbum, literalmente, começaram e são dois projetos acontecendo. Tudo o que posso dizer é que você verá o melhor que ela tem, esse filtro fenomenal que ela tem e se mostra por dentro [...] ela não está interessada em 2012, ela está interessada no que está bom para 2013. Sem dúvida ela 'dirige o navio'. [Com] Beyoncé, deixe ela fazer o que ela quer, ela é incrível, ela é a melhor" ”


Beyoncé trabalhou com The-Dream, Kanye West, Hit-Boy, Diane Warren, Missy Elliott e Miguel. Em maio de 2012, a revista Forbes colocou Beyoncé no 16º lugar na lista das "100 Celebridades" [mais bem pagas], tendo cerca de $40 milhões no ano passado pelo seu álbum 4, linha de roupas e contratos publicitários.


No mesmo mês, Beyoncé ganhou o prêmio de jornalismo da New York Association of Black Journalists, pela sua matéria na revista Essence, "Eat, Play, Love", onde ela conta seu período de férias na carreira em 2010. Beyoncé se apresentou no Revel Atlantic City durante quatro noites, 25, 26, 27 e 28 de maio, para celebrar a abertura do resort. O Revel Presents: Beyoncé Live foram as primeiras apresentações de Beyoncé depois de dar à luz sua filha, Blue Ivy Carter, em janeiro do mesmo ano. Em agosto, Forbes colocou Beyoncé e Jay-Z na lista dos "Casais de celebridades mais bem pagos do mundo", por arrecadarem cerca de $78 milhões no ano passado.


No dia 16 de outubro, foi divulgado oficialmente que no dia 3 de fevereiro de 2013, ela se apresentaria no Super Bowl XLVII, no estádio Mercedes-Benz Superdome no New Orleans durante o show de intervalo da Pepsi NFL

Beyoncé vai estrelar um documentário de longa-metragem na HBO no dia 16 de fevereiro de 2013. O filme, que foi dirigido e produzido por Beyoncé, conterá filmagens de sua infância, seu papel como mãe e empresária, gravando no estúdio, ensaiando para apresentações ao vivo, e equilibrar sua vida familiar, incluindo o seu retorno aos holofotes após o nascimento de Blue Ivy. Beyoncé dublará Queen Tara nos cinemas na animação em 3D Epic, que será lançada pela 20th Century Fox no dia 24 de maio de 2013 nos Estados Unidos.


No dia 10 de dezembro, a Pepsi anunciou oficialmente que iniciou uma parceria com Beyoncé. Que consistia em Knowles integrando ao desenvolvimento de criação da empresa, e receberia o patrocínio da mesma, para investir no projeto de seu quinto álbum solo. O site da revista Billboard afirmou que um comercial de televisão - que estrearia durante o Super Bowl XLVII - e uma edição limitada de latas de refrigerante da marca com o retrato de Beyoncé também estaria no contrato.

No dia 31 de dezembro de 2012 Beyoncé realizou um concerto no Wynn Las Vegas, especial de réveillon.


No dia 3 de fevereiro de 2013 Beyoncé se apresenta durante o intervalo do Super Bowl XLVII e no mesmo dia anuncia sua nova digressão mundial intitulada de Mrs. Carter Show World Tour. A turnê se estendeu até o dia 27 de março de 2014, encerrando em Lisboa, Portugal, incluindo canções do seu quinto álbum de estúdio autointitulado BEYONCÉ, que foi lançado após o término da primeira parte da turnê mundial, na madrugada do dia 13 de dezembro de 2013.

No dia 28 de abril de 2014, Beyoncé anuncia com seu marido Jay-Z uma turnê conjunta de verão, a On the Run Tour, com datas com início no dia 25 de junho, em Miami, e terminam no dia 13 de setembro, em Paris.


Em agosto, ela recebeu o Video Vanguard Award no MTV Video Music Awards de 2014. Knowles também ganhou três prêmios competitivos: Melhor Vídeo com Mensagem Social e Melhor Cinematografia por "Pretty Hurts", além de Melhor Colaboração com "Drunk in Love". Em novembro, a Forbes relatou que Beyoncé foi a mulher que ganhou mais dinheiro na música pelo segundo ano consecutivo - ganhando 115 milhões de dólares no ano, mais do que o dobro de seus ganhos em 2013.

No Grammy Awards em fevereiro de 2015, Beyoncé foi indicada para seis prêmios, ganhando três. Ela foi indicada ao grammy de Álbum do Ano, mas o prêmio foi para Beck com seu aclamado álbum Morning Phase.

2016-atualmente: Lemonade


Em 6 de fevereiro de 2016, Beyoncé lançou o single "Formation" acompanhado com um vídeo clipe exclusivamente na plataforma de streaming de música Tidal; a música foi disponibilizada para download gratuitamente. Ela performou "Formation" ao vivo pela primeira vez durante o show de intervalo do NFL Super Bowl 50. A performance foi considerada controversa, pois fazia referência ao 50º aniversário do Partido Pantera Negra e também a NFL proíbe declarações políticas em suas performances. Imediatamente após o show e a performance, Beyoncé anunciou The Formation World Tour, que passou pela América do Norte e Europa. A turnê ganhou o prêmio de "Turnê do Ano" no American Music Awards.


Em 16 de abril de 2016, Beyoncé lançou um teaser para um projeto chamado Lemonade que acabou por ser um filme de uma hora que foi ao ar na HBO exatamente uma semana depois, no dia 23 de abril. Um álbum correspondente com o mesmo título foi lançado no mesmo dia exclusivamente na plataforma de streaming Tidal. Lemonade estreou no número um no Billboard 200 dos Estados Unidos, fazendo a Beyoncé a primeira artista a ter seus primeiros seis álbuns de estúdio debutando em #1; ela quebrou um recorde previamente vinculado com o rapper DMX em 2013. Os clipes do álbum foram indicados á 11 MTV Video Music Awards em 2016, Beyoncé ganhou 8 prêmios, Incluindo Vídeo do Ano para "Formation". No Grammy Awards de 2016, Lemonade liderou as indicações com nove.



fonte


http://gente.ig.com.br/beyonce/#topoBiografia


https://pt.wikipedia.org/wiki/Beyonc%C3%A9

Nenhum comentário: