quarta-feira, 15 de abril de 2009

Asa de Águia



Asa de Águia foi uma banda de axé music da Bahia, que alcançou sucesso ao longo de várias décadas, tornando-se referência como atração no Carnaval baiano e micaretas (carnavais fora de época) no país. Tem como vocalista Durval Lélys e ao longo da carreira já vendeu mais de cinco milhões de discos e tocou em países da Europa, Ásia e América do Norte. Atualmente se encontra em hiato para reestruturação.


No final da década de 80, mais precisamente em 1987, nascia uma banda considerada como um dos fenômenos da música baiana: o Asa de Águia. Desde o início de sua carreira o diferencial do grupo é combinar um mix de ritmos. De lá para cá, a banda se transformou em um ícone da axé music, conquistando diferentes gerações de fãs, espalhados pelo Brasil. Apesar de não ter uma carreira internacional consolidada, o Asa já se apresentou em diversos lugares como: Nova York, Miami, Orlando, Atlanta, Newark (EUA), Montreux (Suíça), Tóquio (Japão) e Barcelona (Espanha) e tem shows marcados para agosto de 2011 em Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Milão (Itália).


Segundo o líder da banda, Durval Lelys, a receita do sucesso é fazer aquilo que o povo gosta. "O Asa faz um som para dançar, levando alegria para os quatro cantos do país. Minha música, dançante e alegre, é a cara do Brasil”, revela. No palco, Durval agita o público e fala sobre isso sem nenhuma cerimônia: "Todo mundo sabe que o Asa Arrêa quando entra em cena, é pura adrenalina e ninguém consegue ficar parado!".


Ao longo da sua carreira, a banda tem acumulado sucessos como Take it Easy, Qual é?, A Gente Pede Festa, Com Amor, Não Tem Lua, Oba Vou Passear, Cocobambu, Dia dos Namorados, Pra Lá de Bragadá, Xô Satanás, A Dança da Tartaruga, Manivela, Dança do Vampiro, O Rei da Rua, Casamento Não, Salvador Dalino, Abalou, O Mago, Amor de Fé, Gênio da Lata, O Que Tem Que Ser Será, Simbora, Dia do Asa e Vale Night. A lista de sucessos também inclui Quebra Aê, que arrebatou seis troféus como a melhor música no Carnaval 2007 e a mais executada no Carnaval de 2008 em todo país.


Formado por Durval Lelys (voz e guitarra), Radi (bateria), Rambo (teclados) e Bajara (percussão), o grupo já acumula 19 discos na carreira, somando mais de cinco milhões de cópias.

Com o seu primeiro DVD “Asa de Águia Ao Vivo”, lançado em setembro de 2006, a banda recebeu o DVD de Platina, equivalente a 50 mil cópias vendidas, e o CD arrebatou o Disco de Ouro, também com venda superior a mesma marca.

Já o segundo DVD, comemorativo aos 20 Anos do Asa que foi gravado em: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Natal e Salvador, resultou no primeiro DVD duplo da história da Axé Music. Foi lançado em novembro de 2008 e já recebeu DVD de Ouro equivalente a 50 mil cópias vendidas. Ao todo, o Asa de Águia já vendeu mais de 5 milhões de discos no Brasil.


No Carnaval baiano, o Asa desfila nos blocos CocoBambu e Me Abraça. Já nas micaretas, a banda leva o bloco Cerveja & Coco, uma parceria entre o Asa de Águia e Ivete Sangalo.

Além dos blocos, também foram desenvolvidos projetos diferenciados de shows como a Trivela, Cocobambu Folia, Asa Beach, Asa Country, Asa Fest, ArraiAsa, Asa Beats, Asa 3D e Asa Raro trazendo ainda mais novidades para as suas apresentações indoor. Recentemente mudou de contrabaixista. Saiu Leví Pereira, que foi substituído por Daniel Ramon. Ainda no Palco o Asa de Águia conta com Henrique Costa (guitarra), Tité (percussão) e Gustavo di Dalva (percussão).



FONTE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_de_%C3%81guia

Nenhum comentário: