sábado, 6 de dezembro de 2008

Consuelo Velázquez


Consuelo Velázquez, pianista e compositora, nasceu em Zapotlán el Grande, Jalisco, México, em 29 de de agosto de 1924. Pouco tempo depois foi levada para a cidade de Guadalajara, para estudar na Escola Normal de Música, da qual Serratos havia sido nomeado diretor. Ali se formou como professora de piano, aos 15 anos de idade (1939).


Consuelo Velázquez compôs o bolero Bésame mucho, popularizado em todo o mundo. O músico brasileiro, João Gilberto simplifica a versão com seu violão inspirador da Bossa Nova, e no seu disco Amoroso Brasil, interpreta a canção com um estilo de lirismo sem igual, do qual representa os instrumentos uma profusão de franca orquestração, e inteiro balanço, aproximando não menos do bolero, mais tão próximo a grandiosidade do tema da artista mexicana.


Consuelo Velázquez compôs outras canções também, como por exemplo: Que seas feliz, a mais popular de 1956.

Casou com Mariano Rivera, diretor da RCA Victor, empresa que gravou muitos de suas canções. Como pianista ofereceu numerosos recitais no Palácio de Belas Artes e outros locais importantes no país. Foi presidente da Sociedade de Autores e Compositores, a que pertencem 44 países.


Entre outras condecorações, foi nomeada compositora da América pelo Conselho Pan-americano de Sociedades Autorais. Foi, também, deputada federal a quinquagésima legislatura no período que corresponde de 1979 a 1982.

BESAME MUCHO (by Consuelo Velazquez) -
fingerstyle arrangement by soymartino

Consuelo Velázquez que aos 25 anos dizia nunca ter sido beijada, compôs a canção "Bésame Mucho" aos 16 anos. Anos mais tarde, a música, interpretada por Plácido Domingo, Elvis Presley, pelos Beatles ou Frank Sinatra, tornar-se-ia uma das canções mais conhecidas de sempre.


Bésame mucho (em português Beija-me muito) é o título de uma canção escrita em 1940 pela mexicana Consuelo Velásquez antes de completar seu 16° aniversário. Segundo Consuelo Velázquez, ela inspirou-se em uma ária de uma ópera de Enrique Granados. Rapidamente a canção se converteu em uma das mais populares do século XX.

Emilio Tuero foi o primeiro a gravá-la. Em 1999, a canção foi reconhecida com a mais cantada e gravada do idioma espanhol, e talvez seja a mais traduzida entre as compostas nesta língua.

Os Beatles gravaram esta canção no dia 1 de janeiro de 1962 junto com outras 14 mais, durante a famosa audição fracassada nos estúdios Decca Records. Na época, o baterista dos Beatles era Pete Best, e os vocais principais ficaram por conta de Paul McCartney.


Em 6 de junho do mesmo ano, eles tocaram outra vez a canção na audição dos estúdios EMI (quando finalmente assinaram um contrato de gravação). Esta última gravação de "Bésame mucho" foi incluída no álbum lançado em 1995 Anthology 1. Por época das gravações do documentário Let It Be, em 1969, os Beatles a tocaram novamente, com o mesmo Paul nos vocais.

Aos 88 anos, a compositora mexicana Consuelo Velazquez morreu 23 de janeiro de 2005 num hospital da Cidade do México. Segundo a Sociedade de Autores e Compositores do México, a compositora morreu devido a um problema cardiovascular. Internada já há três semanas, devido a uma queda que lhe provocou fraturas em três costelas, durante o internamento seu estado geral agravou-se, tendo sido submetida a uma cirurgia cardíaca para colocar um "pacemaker".


Consuelo Velazquez compôs várias canções, mas tornou-se conhecida em todo o mundo: "Bésame Mucho", que além de inúmeras interpretações, fez parte de bandas sonoras de filmes de Emir Kusturica, Alfonso Cuarón e Vladimir Menshov.


"Bésame Mucho", tornou-se a balada romântica tornou-se uma das músicas mais populares do século XX.


Outros interpretes de 
Bésame Mucho:

Adi Jatel
Alejandro Fernández
Anamía
Ana Gabriel
André Rieu
Charles Aznavour e Edith Piaf
Andrea Bocelli
Andy Russell
Bell Marques
Bobby Capo
Caetano Veloso e Tom Jobim
Carmen McRae
Cesária Évora
Charles Aznavour
Chris Isaak
Cristiano Nichelle
Dalida
Dámaso Pérez Prado
Daniel Santos
Dave Brubeck
Demi Lovato
Dean Martin
Diana Krall
Duncan Dhu
Elvis Presley
Elis Regina
Francis Goya
Francisco Cespedes
Frank Pourcell
Frank Sinatra
Frankie Laine
Édith Piaf
Gato Barbieri
Gleb Romanow
Javier Solís
Jane Duboc
Jewgienij Gartung
Jianni
Jimmy Dorsey
João Gilberto
José Carreras
Juan García Esquivel
Julio Iglesias
Kylie Minogue
Kermit Ruffins
Kitty Kallen
Late Schifrin
Leila Pinheiro
Leny Eversong
Lila Downs
Linda Ronstadt
Lisa Ono
Los Panchos
Daniel Santos
Louis Armstrong
Lucho Gatica
Luis Alberto del Paraná
Luis Miguel
Magdalena Zárate
Maysa
Michel Bublé
Mina
Mireille Mathieu
Nana Mouskouri
Nat King Cole
Ney Matogrosso
Nicolas de Angelis
Omara Portuondo
Paco de Lucía
Paul Mauriat
Pavlo
Pedro Infante
Pedro Vargas
Plácido Domingo
Ray Conniff
Richard Clayderman
Regina Orozco
Roni "The Spanish Guitar" Benise
Rui Silva
Sammy Davis Jr
Sara Montiel
Stan Getz
Susana Zabaleta
Tania Libertad
Telefunka
Thalia
The Beatles
The Coasters
The Flamingos
The Monistats
The Morton Gold Orchestra
The Ventures
Trío Ruvela
Valentinos Sax
Vitas
Wes Montgomery
Xavier Cugat
Świetliki i Linda



fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9same_mucho

Nenhum comentário: