sábado, 6 de dezembro de 2008

Cláudia Barroso


Cláudia Barroso nome artístico de Amélia Rocha Barroso (Pirapetinga, 23 de abril de 1932), é uma cantora e compositora brasileira. Nascida em Santo Antônio de Pádua-/MG, Iniciou sua carreira musical no início dos anos 60, gravando versões de sucessos italianos do momento "Nenhum de vocês" e "Dio como te amo", sem grande êxito.


Excelente compositora e cantora, de voz forte e bem colocada Cláudia Barroso é uma das principais intérpretes da música romântica do país. No início da década de 70, ficou nacionalmente conhecida como jurada do programa Silvio Santos, na TV Paulista, ainda na TV Globo.


O nome da Cláudia Barroso se tornou sinônimo de sucesso em todo território nacional graças as canções românticas como “Ah! Se Eu Fosse Você”, “Quem Mandou Você Errar”, “Quem Foi Você” e “Você Mudou Demais”.



Mas o maior sucesso da cantora foi mesmo “A Vida É Mesmo Assim” que tendo uma letra fácil, teve uma gigantesca aceitação no disco com o nome da cantora lançado em 1971.


Feminista, a romântica intérprete foi porta-voz de temas polêmicos em sua época como o divórcio (“Não Tenho Medo do Divórcio”, “Ninguém Pertence a Ninguém”, “Pedaço de Papel”).

Além disso, ela se posicionava abertamente contra temas tabu como a virgindade. Em entrevista ao jornal Gazeta de Notícias em abril de 1972, quando estava no auge Cláudia não perdoou: “A virgindade já era. O mundo evoluiu muito e certos tabus, como esse deveriam deixar de existir. Sou contra tudo isso e principalmente contra as mocinhas que insistem em manter-se virgens”. Por este ato, a intérprete foi alvo de críticas de diversos setores da igreja.



Com uma carreira pontuada por longos hiatos fonográficos, obteve destaque a partir do álbum “Dose Dupla” que gravou ao lado do ídolo Waldick Soriano, lançado em julho de 1995.


No álbum “Claudia Barroso Ao Vivo”, em 2000, a cantora interpreta músicas de sua própria autoria, assim como canções de Fernando Dias, Anastácia e Mario Lago.


Seus grandes sucessos são: "Ah se eu fosse você", "Quem mandou você errar", "Por Deus eu juro", "A vida é mesmo assim", "Mentiroso" , "O gavião", entre outros.


Em 2007 Claudia cantou em Corumbá no Mato Grosso do Sul. A mineira de um carisma sem igual e de uma voz límpida de timbre sereno e incorporado sentiu-se em casa. Depois de viver em Corumbá/MS, por mais de uma década, Cláudia voltou 17 anos depois para matar saudades e abrir, de forma brilhante, as festividades comemorativas ao 229º aniversário de fundação da cidade. Ela foi a atração da seresta realizada na Praça da Independência.

Eu amo essa cidade, deixei grandes amigos aqui”, dizia ela, no camarim, entre frutas (uvas, morangos, ameixas e kiui), assediada por fãs.

Claudia chegou na cidade um dia antes da apresentação e aproveitou para passear e rever pessoas com as quais conviveu, como a família Curvo. “Estou muito feliz. É uma emoção forte, e já chorei muito. Encontrei um povo sempre alegre, o porto da cidade está lindo.”

Cláudia disse que veio a Corumbá no final do dos anos 70 para pescar, uma de suas paixões. Comprou uma fazenda de um promotor da cidade e decidiu aqui ficar: ela se apaixonou pela região, com o que compartilhava o marido. E foi também numa viagem de férias que decidiu fixar residência em Fortaleza, onde hoje reside.

Aqui tem tudo a ver com o meu filho”, lamenta, lembrando do filho Ricardo, que morreu em 1997. Ela se emociona, mas resiste. Respira, faz pose para novas fotos e vai dizendo o que pensa. “Foi uma surpresa quando soube que Corumbá estava me convidando para cantar aqui na praça. Sou doida por essa cidade e nem me preocupei com o cachê. Disse para o empresário: acerta logo.”

Considerada uma das principais intérpretes da música romântica que o país conhece, a cantora não se conteve ao rever sua ex-empregada doméstica Ivete Tavares Souza, (52 anos de idade), que foi ao camarim abraçá-la. Foi um reencontro de 17 anos. “A minha ex-secretária é uma jóia de pessoa. Amo ela e seu marido (Jorge Cardoso), que foi meu piloteiro enquanto morei aqui”, disse.

Em sua visita a Corumbá/MS Cláudia surpreendeu-se quando durante a visita do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e da primeira-dama Beatriz Cavassa de Oliveira ao camarim. O pai da esposa do prefeito, Romil Miguéis Cavassa, fã da cantora, e acompanhava o casal, pediu a cantora o seu autografo em três LPs (discos em vinil) que Cláudia lançou nos anos 1971/73, no auge da sua carreira.

Ruiter, que chegou à praça acompanhado do deputado estadual Paulo Duarte, destacou o sucesso do evento organizado pela Fundação do Pantanal de Corumbá/MS.

Foi uma noite nostálgica, segundo o prefeito, contando com a participação de grandes cantores da noite e cerca de cinco mil pessoas na platéia. “A aceitação da população tem a ver com a cultura na veia e isso faz de Corumbá uma cidade especial”, disse.

Cláudia abriu o show com dois clássicos do romantismo brasileiro: “Quem eu quero não me quer” e “Quem mandou você errar”. Ela interpretou cerca de 20 músicas, a maioria de sua autoria, acompanhada por um teclado e um violão. Durante o show de uma hora, mostrou que continua com sua voz insuperável e reconheceu vários amigos na platéia.




FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: