terça-feira, 15 de julho de 2008

Franco Levine


Transformar histórias de amor em canções, daquelas que grudam na cabeça e que todo mundo (ao menos uma vez) já se pegou cantarolando ou assoviando. Eis o sucesso que todo artista sonha alcançar. Poucos são os que conseguem logo no início da carreira. Esse é o caso de Franco Levine.


Franco já anda fazendo nome como compositor. É ele que assina dois sucessos que estão na boca do povo: Por Ti e Difícil, gravados, respectivamente, pelas duplas Henrique & Hernane e João Neto & Frederico.

Mas o negócio de Franco sempre foi cantar, dar voz às suas próprias músicas. É para se tornar conhecido de vez que ele acaba de lançar o disco Por Ti.


O trabalho é uma produção independente que acabou sendo encampada pela Peer Music, maior editora independente do mundo, cujo escritório no Brasil é dirigido pelo empresário Manoel Nenzinho Pinto, responsável também pelo escritório artístico MP43.

Indo na contramão da atual crise que assola o mercado fonográfico, Manoel resolveu investir firme no talento de Franco Levine. Tanto que ele fez questão de assinar a direção artística e a produção de três faixas do disco.

E antes de falar do disco, vamos à história de Franco Levine. Batizado Gian Carlo Franco Vieira Santos, ele nasceu em Macaúbas, pacata cidade do interior da Bahia. Ainda bebê, já ouvia música sentado no colo do pai, um fã inveterado do Rei Roberto Carlos.

Em 1994, mudou-se com a família para Goiânia (onde, aliás, mora até hoje). Lá, estudou canto lírico no Centro Cultural Gustav Ritter. Nessa época, destacou-se como solista do coro municipal, chegando a se apresentar com orquestras. “O canto lírico me foi útil no sentido de desenvolver técnicas que até hoje me ajudam a preservar e abrilhantar minha voz”, diz. Paralelamente, ele cantava também numa banda de rock.

Após cinco anos de estudos, Franco resolveu dedicar-se à música popular. Começou então a cantar na noite de Goiânia. Com a experiência adquirida nos palcos noturnos, Franco encarou o desafio de gravar seu primeiro disco, Som de Preto, que, como diz o título, foi marcado por levadas de black music.

Hoje, já mais maduro, Franco se encontrou na praia do pop romântico. É o que ele mostra em seu novo disco Por Ti. Nele, Franco extravasa o lado compositor. Das 15 faixas, ele assina nove.

E pensar que no início da carreira o próprio Franco não botava fé no seu talento autoral. “O lado compositor foi se lapidando paralelamente ao lado intérprete. Eu nem acreditava muito nas minhas canções. Mas, aos poucos, eu fui apresentando-as para amigos, que foram gostando e me incentivando”, conta.


Um dos destaques do disco é Larga de Bobeira, a primeira faixa de trabalho, por sinal já bem executada nas rádios. “É uma canção singela, mas bastante profunda por tratar a possibilidade de uma reconciliação de uma maneira tão objetiva. Tem uma melodia forte e pegajosa. É quase um amor à primeira ouvida”, brinca Franco. De olho nas pistas de dança, ele incluiu uma versão remix da faixa no fim do disco.

E como não poderia deixar de ser, Franco traz as duas músicas que lhe abriram as portas no mercado fonográfico: Por Ti e Difícil. Graças a elas, Franco é hoje um compositor requisitado por outros artistas. Por Ti e Difícil estão também na trilha sonora da novela Revelação, de autoria de Íris Abravanel, exibida pelo SBT. 

Esse ano promete ser movimentado para Franco. Na agenda, muitos planos e projetos. “Primeiro, divulgar bem o disco Por Ti e, consequentemente, fazer muitos shows, porque minha casa é o palco!”, exulta.

E estar no palco é o que Franco mais tem feito hoje. Com o apoio de seu empresário, Manoel Nenzinho Pinto, o artista já está se apresentando pelo país afora. E para aqueles que se perguntam como é o show, Franco já emenda a resposta: “Meu show é romântico, porém, muito animado, porque eu sou elétrico no palco.”

A música "Vou Ganhar Você", está na trilha sonora da novela "Poder Paralelo", de autoria de Lauro César Muniz, exibida pela Rede Record.


Você Sabia?
*Soprando as velinhas dos 33 anos (28/11/2009) Franco Levine comemorou aniversário com show, no Santa Fé Hall. O repertório esteve permeado por sucessos do último CD "Por Ti", lançado no início de 2009, e músicas de Victor e Léo, Jorge e Mateus, Rick e Renner, Bruno e Marrone e muitos outros.

*Definindo seu som atual como pop romântico, o cantor Franco Levine conta que tem se dedicado a um tempo de inspiração, escutando outros artistas e lendo muito. "Minha seleção de discos é um verdadeiro liquidificador de músicas. Do rock ao sertanejo". A canção "Procurando um grande amor", gravada ao lado do cantor Daniel, foi lançada em dezembro/2009.

*Durante a infância, Franco Levine, nascido no Município de Macaúbas, no interior da Bahia, dedicou-se ao aprendizado de canto lírico e se destacou como solista em Goiânia - cidade onde reside desde 1994 -, apresentando-se com orquestras.

*Além da música, Franco Levine, o mais velho de quatro irmãos, manteve, da infância no interior da Bahia, o gosto pelo futebol, esporte no qual na época de 1994 chegou a semi profissional, jogando pelo Cruzeiro, pelo Monte Cristo e pelo Atlético Goianiense por três anos; e a sinuca, que faz parte de seu lazer mesmo no dia a dia agitado de constantes viagens.



FONTE

FRANCOLEVINE

Nenhum comentário: