quinta-feira, 3 de julho de 2008

Fátima Leão


Aparecida de Fátima Leão nasceu em 2 de novembro de 1955, na cidade de Rio Verde, interior de Goiás. Cantora e compositora, Fátima Leão tem um currículo invejável. São de sua autoria as músicas: Dormi na Praça, Tranque a Porta e Me Beija, A Fila Anda entre tantas outras. Artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Chitãozinho e Xororó já gravaram suas canções.


Fátima Leão começou a cantar ainda na adolescência, em festivais de música no estado. A realidade financeira era muito ruim. Foi então que dona Lázara, mãe de Fátima, vendeu a máquina de costura pra financiar as viagens da filha.

Era o primeiro investimento numa carreira de sucesso. Fátima Leão chegou em São Paulo em 1985. A idéia era ser cantora famosa, percorrer o Brasil e vender muito disco. O repertório era de composições próprias, o que chamou a atenção de muitos artistas. Em pouco tempo, as músicas de Fátima ganharam intérpretes famosos.


Fátima Leão herdou o perfil musical da mãe e da avó, que aprenderam a cantar em colégio de freiras. Ainda menina, aprendeu a tocar violão graças a ajuda de amigos, que emprestavam o instrumento. Determinada, Fátima chegou a limpar uma escola de música em troca de aulas de violão. Tempos depois, já dava aulas particulares, o que garantia o sustento de boa parte da família. Fluente no sertanejo, Fátima Leão está presente no repertório de vários intérpretes desse estilo.

Em 1992, por exemplo, catorze músicas de Fátima estavam entre as mais tocadas no Brasil.

A jornada de muitos artistas começou pelos versos de Fátima Leão. Zezé Di Camargo, por exemplo, conheceu a compositora no início da carreira.

O sonho de Fátima Leão era ser uma grande cantora. Mesmo tendo lançado seis CDs, é o lado de compositora que está mais presente em seus 20 anos de carreira, hoje somando mais de 1700 sucessos gravados especialmente por duplas sertanejas.


Fátima iniciou sua carreira em 1985 com a música "Objeto de prazer", parceria dela com Matogrosso e gravada pela dupla Matogrosso & Matias no ano seguinte. A partir dali, compôs com inúmeros parceiros, entre eles Zezé Di Camargo, Xororó, Netto, Elias Muniz, Joel Marques, Randall e Alexandre.

Suas músicas figuram em álbuns de Zezé di Camargo e Luciano ("E Deus por nós", "Deu ocupado de novo" e "Muda de vida"), de Chitãozinho e Xororó ("Alô"), de Leandro e Leonardo ("Entre um gole e outro"), de João Paulo e Daniel ("Você só me faz feliz"), de Bruno e Marrone ("O campeão" e "Dormi na praça de novo") e de Leonardo em sua carreira solo ("Fiz tudo errado" e "Amanhã"). Outros artistas que gravaram suas canções são Rio Negro e Solimões, Sandy e Júnior, Chico Rei e Paraná, Milionário e José Rico, Raça Negra, Grupo Raça e Daniel.

Fátima Leão recebeu os prêmios Di Giorgio, Sharp e Canários de Ouro como melhor compositora e, para quem duvida de seu talento, basta verificar as paradas de sucesso do gênero de 1992, por exemplo, para constatar que 14 das músicas mais tocadas naquele ano levavam sua assinatura.


Verdadeira hit-maker, em 1994, teve três de suas composições incluídas no álbum "Demônios da garoa 50 anos", do grupo paulista homônimo. Dois anos depois, o grupo The Fevers gravou "Gostoso sentimento", de Fátima e Zezé di Camargo.

A escolha da cantora Joanna de "Tô querendo você" (Fátima Leão e Elias Muniz) para o repertório do CD "Estou bem" só vem a confirmar que Fátima não é apenas uma compositora sertaneja.


Seu mais recente trabalho é o álbum "Fátima Leão ao vivo", lançado em 2006, com alguns de seus maiores sucessos.

Ao longo de sua carreira, Fátima Leão colocou sua assinatura em canções que fizeram e ainda fazem sucesso nas rádios, nas TVs (tema da novela "Marcas da Paixão", da Rede Record, nas vozes de Gian e Giovani), na telas de cinema ("E Deus por nós", interpretada por Zezé di Camargo e Luciano no filme "Central do Brasil"), mas, principalmente, nos corações apaixonados.



FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: