quarta-feira, 4 de junho de 2008

Bebel Gilberto


Bebel Gilberto, nasceu no dia 12 de maio de 1966 em Nova Iorque (USA).

Há 16 anos, a filha de João Gilberto e Miúcha trocou Ipanema, onde cresceu, por Manhattan, onde nasceu. Mora em Nova Iorque, mas divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil.

Bebel Gilberto começou a cantar cedo, participando de coros infantis em discos e musicais como Saltimbancos e Pirlimpimpim.

Estreou ao lado do pai, cantando “Chega de saudade”, no especial João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, em 1980. Trabalhou no filme A Cor do seu Destino, de Jorge Durán.

Participou do disco e projeto Red, Hot AIDS ao lado de Everything but the Girl, Maxwell, George Michael e outros. Colaborou também no disco do produtor japonês Towa Tei, Future Listening, cantando os hits “Technova” e “Batucada”.

Com o disco Tanto Tempo, lançado em 2000, ela deu um banho eletrônico na bossa nova, conquistou as pistas dos clubes mundo afora e a posição de artista brasileira que mais vendeu discos nos Estados Unidos desde os anos 60. Com o segundo (Bebel Gilberto, de 2004), ela diminuiu o lounge e aumentou o acústico para reforçar seu lado de compositora e brasileira. Com Momento (2007), seu terceiro CD em sete anos, ela quis fazer uma fusão das duas vertentes.

Misturando o sabor carioca da Orquestra Imperial com o melting pot nova-iorquino do Brazilian Girls, e seguindo o diapasão do produtor inglês Guy Sigsworth (o parceiro de Madonna em “What it feels like for a girl”), Momento reafirma o caráter internacional de Bebel.

Como em Bebel Gilberto, a maioria das músicas de Momento foi composta por ela, que ora usa o português (como em “Um segundo”), ora o inglês ou então as duas línguas ao mesmo tempo (como em “Words”) para se expressar melhor.

A turnê de divulgação de Momento começou na Europa, passou por algumas cidades americanas e pelo Canadá com Bebel de pé esquerdo numa bota de gesso. Pouco antes do lançamento do disco, um bêbado com quase o dobro da sua altura despencou em cima dela, que ainda riu ao ver como o pé ficou pendurado e balançando. Foram duas cirurgias, a primeira em março e a segunda dois meses depois, para colocação de 16 pinos. Por causa do acidente, Bebel teve de acompanhar os ensaios da sua banda imóvel na cama e via Skype.

Bebel Gilberto "Samba e Amor"


A Mais Bonita (Bebel Gilberto e Chico Buarque)


Bebel Gilberto - Cada Beijo


FONTE

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: