sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alice Ruiz


A poeta curitibana Alice Ruiz, que tem um livro publicado com um título “Poesia Pra Tocar no Rádio”, já teve suas músicas gravadas por parceiros e intérpretes. Alice Ruiz é autora de muitas das melhores letras cantadas por Itamar Assumpção.

Alice recebeu o prêmio Jabuti com o livro "Dois em um", pela Iluminuras. "Dois em Um" reúne poesias do já premiado Vice-Versos e do Pelos Pelos, de 1984.  Alice Ruiz disse ao Diário do Grande ABC: “Decidi relançá-los neste formato porque é junção de duas décadas de produção literária, os anos 1970 e 1980. Para mim é o fechamento de um ciclo mesmo”.

O primeiro CD, “Paralelas”, teve parceria de Alzira Espíndola, com participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Tradutora e autora de poesias e uma história infantil, Alice também atuou como editora em revistas, escreveu textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos...

Milágrimas
Música: Itamar Assumpção
Letra: Alice Ruiz



Em caso de dor ponha gelo
Mude o corte de cabelo
Mude como modelo
Vá ao cinema dê um sorriso
Ainda que amarelo, esqueça seu cotovelo
Se amargo foi já ter sido
Troque já esse vestido
Troque o padrão do tecido
Saia do sério deixe os critérios
Siga todos os sentidos
Faça fazer sentido
A cada mil lágrimas sai um milagre

Caso de tristeza vire a mesa
Coma só a sobremesa coma somente a cereja
Jogue para cima faça cena
Cante as rimas de um poema
Sofra penas viva apenas
Sendo só fissura ou loucura
Quem sabe casando cura
Ninguém sabe o que procura
Faça uma novena reze um terço
Caia fora do contexto invente seu endereço
A cada mil lágrimas sai um milagre

Mas se apesar de banal
Chorar for inevitável
Sinta o gosto do sal do sal do sal
Sinta o gosto do sal
Gota a gota, uma a uma
Duas três dez cem mil lágrimas sinta o milagre
A cada mil lágrimas sai um milagre

VIDA E OBRA

Alice Ruiz nasceu em Curitiba/PR, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16. Foi "poeta de gaveta" até os 26 anos, quando publicou, em revistas e jornais culturais, alguns poemas. Mas só lançou seu primeiro livro aos 34 anos.

Aos 22 anos casou com Paulo Leminski e pela primeira vez, mostrou a alguém o que escrevia. Surpreso, Leminski comentou que ela escrevia haikais, termo que até então Alice não conhecia. Mas encantou-se com a forma poética japonesa, passando então estudar com profundidade o haicai e seus poetas, tendo traduzido quatro livros de autores e autoras japonesas, nos anos 1980.

Teve três filhos com o poeta: Miguel Ângelo Leminski, Áurea Alice Leminski e Estrela Ruiz Leminski. Estrela também é uma grande poeta: acabou de lançar um livro, junto com o Yuuka de Alice: Cupido: Cuspido e Escarrado (ambos saíram pela Editora AMEOP, de Porto Alegre) - provando que, filha de duas feras, essa Estrela tem luz própria.

Alice publicou, até agora, 19 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil, que você pode conhecer clicando em Bibliografia.

Compõe letras desde os 26 anos - a primeira parceria foi uma brincadeira com Leminski, que se chamou "Nóis Fumo" e só foi gravada em 2004, por Mário Gallera. A poeta tem mais de 50 músicas gravadas por parceiros e intérpretes. Está lançando, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. Para conhecer essas gravações e os parceiros da poeta, dê uma olhadinha em Discografia!

Antes da publicação de seu primeiro livro, Navalhanaliga, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970 e editado algumas revistas, além de textos publicitários e roteiros de histórias em quadrinhos. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou Pelos Pêlos pela Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos e o Jabuti de Poesia, de 2009, pelo livro Dois em Um.

Já participou do projeto Arte Postal, pela Arte Pau Brasil; da Exposição Transcriar - Poemas em Vídeo Texto, no III Encontro de Semiótica, em 1985, SP; do Poesia em Out-Door, Arte na Rua II, SP, em 1984; Poesia em Out-Door, 100 anos da Av. Paulista, em 1991; da XVII Bienal, arte em Vídeo Texto e também integrou o júri de 8 encontros nacionais de haikai, em São Paulo.

As aulas de haikai são uma experiência única para quem já fez - Alice convence a gente que no fundo de cada um existe um poeta louco pra despertar, e descobrimos surpresos que sim, é possível!

Quer saber mais sobre Alice Ruiz? Então passeie pelas páginas do site - e depois não se esqueça de escrever pra ela, contando o que você descobriu aqui!

Se tudo pode acontecer - Alice Ruiz


Alice Ruiz, poeta, haicaísta, letrista e Alzira Espíndola, cantora e compositora, conheceram-se em 1989, por intermédio de Itamar Assumpção parceiro de ambas. Desde então, as duas vêm desenvolvendo composições em parceria.

O CD gravado ao vivo no final de outubro de 2004, no H.Estúdio Waack, contém um repertório inédito de dez parcerias e duas "tricerias", que são: "Cabeça Cheia" e "Ladainha", com Vera Motta e Estrela Ruiz Leminski, respectivamente.



Os poemas declamados pela poeta Alice fazem a abertura das canções ou parte delas. Em especial, "Socorro", um de seus poemas de parceria musical com Arnaldo Antunes, que é convidado na faixa "Reza em Fá".

PARALELAS é o 6º trabalho de Alzira Espíndola e o primeiro disco de autoria de Alice Ruiz. Traz as parcerias entre a compositora e a poeta interpretadas por Alzira, Zélia Duncan e Arnaldo Antunes, além de intercalações poéticas com a própria Alice.


Alice Ruiz e Alzira Espindola (CCJ Independente 08)


FONTE

Wikipédia - Alice Ruiz
Site Oficial Alice Ruiz
AliceRuiz

Nenhum comentário: