domingo, 25 de maio de 2008

Angela Rô Rô


Compositora de talento e êxito, Ângela Rô Rô ao longo de seus 30 anos de carreira, gravou mais de 30 canções de sua autoria. Várias delas alcançaram grande sucesso, entrando para o hall dos clássicos da MPB. Nestes trinta anos de carreira, celebrizaram-se as canções - Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue, Tola Foi Você, Não Há Cabeça, Me Acalmo Danando, Agito e Uso, Mares da Espanha, Só Nos Resta Viver, Renúncia, Came e Case, Querem Nos Matar, Fogueira, Gata, Moleque, Ninfa, A Vida é Mesmo Assim, O Cinema, a Princesa, e o Mar, Viciei em Você, Compasso e Outono. (todas de sua autoria) E mais: Bárbara (Chico Buarque / Ruy Guerra), Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves), Escândalo (Caetano Veloso), Simples Carinho (João Donato / Abel Silva), Demais (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira), Você Não Sabe Amar (Carlos Guinle / Dorival Caymmi / Hugo Lima), Sempre Uma Dose a Mais (Bernardo Vilhena / Lobão), Joana Francesa (Chico Buarque) e Gota D'Água (Chico Buarque).


VIDA E OBRA

Ângela Maria Diniz Gonçalves, a Ângela Ro Ro, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1949. Cantora, compositora e pianista, Angela Ro Ro iniciou a carreira em casas noturnas do Rio de Janeiro. O apelido Rô Rô veio por causa da voz grossa e rouca.

Influenciada por cantoras como Maysa e musas do jazz norte-americano como Ella Fitzgerald, foi para Londres na época do regime militar, onde cantou em pubs a trabalhou em restaurantes.

De volta ao Brasil, gravou seu primeiro disco em 1979, com "Amor, Meu Grande Amor" (com Ana Terra), seu primeiro grande sucesso, e "Tola Foi Você". Era um disco bastante romântico, com clima bluseiro, algo incomum na época. Em, 80, gravou o LP "Só Nos Resta Viver", cuja faixa-título de sua autoria é sucesso até hoje.

"Escândalo", seu terceiro LP, trazia o título na capa como uma manchete de jornal, parodiando as notícias escandalosas que saíram na imprensa por conta de seu rompimento com a cantora Zizi Possi. A faixa-título de Caetano era um blues que traduzia perfeitamente aquele momento da cantora.

Em 82, Angela estourou com "Simples Carinho" (João Donato/ Abel Silva). No ano seguinte, Maria Bethânia voltou a gravar uma música de sua autoria, "Fogueira" (a primeira fora "Gota de Sangue", no LP "Mel" (79).

Em 84, fez sucesso com o fox "A Vida É Mesmo Assim" e no ano seguinte, com "Mônica", feita sobre a morte de uma estudante assassinada pelo namorado.

Conhecida por seu temperamento irreverente, por suas "doses a mais" de bebida e por ter sido a primeira cantora brasileira a trazer a público (e às letras de suas canções) sua homossexualidade, Angela acabou ficando uma artista maldita, gravando desde então apenas dois discos ("Prova de Amor", em 88 e "Nosso Amor ao Armagedom - Ao Vivo", em 93), e participando dos Songbooks, produzidos por Almir Chediak. As músicas mais marcantes de seu repertório são baladas de amor, blues e jazz.

Em 2000, Angela Ro Ro retoma sua carreira, com o CD “Acertei no milênio”, que traz nove canções inéditas e quatro releituras de clássicos da MPB.

Destaque para a romântica "A Princesa E O Mar", além de "All of Me" (composta em 1931 e gravada por Billie Holiday, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, entre outros), uma versão elétrica de Don’t Let Me Be Misunderstood (clássico nas interpretações de The Animals) e a bela Gota D’Água (composta por Chico Buarque para a peça homônima) em ritmo de blues.

Ângela Ro Ro - Compasso (ao vivo)



Em 2004 e 2005 Ângela tornou-se apresentadora do talk-show Escândalo, na emissora de TV a cabo Canal Brasil recebendo dezenas de colegas da MPB.

Em 2006, assinou contrato com a independente Indie Records, pertencente a Líber Gadelha (ex-marido de sua namorada Zizi Possi e pai da cantora teen Luiza Possi), para a gravação do disco Compasso e do primeiro DVD ao vivo, gravado em um espetáculo no Circo Voador, na Lapa (bairro do Rio de Janeiro), em 20 de setembro de 2006. A canção de mesmo nome alcançou enorme sucesso, conquistando os hits de parada das rádios.

Em 2008 participou do projeto "Loucos por música", o qual dividiu palco com Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Ana Carolina.

Em dezembro de 2009 a Descobertas e Canal Brasil têm o orgulho de resgatar os áudios de canções gravadas no programa Escândalo no esquema intimista de voz e piano, fazendo shows pelo Brasil, tendo em alguns deles, convidados mais que especiais, como Sandra de Sá e Ana Carolina.
Amor, meu grande amor - Angela Rô Rô


FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: