sexta-feira, 16 de maio de 2008

Aggeu Marques




"Gosto muito das músicas do Aggeu, mas "Renascer" é a minha preferida. A letra fala umas verdades daquelas com "puxão de orelhas" e um sonoro: "ACORDA", com a voz mais gostosa de se ouvir..."

Renascer - Aggeu Marques


Renascer
by Aggeu marques
Composição: Aggeu Marques

Por mais que eu tente achar razão pra tudo isto, não tem explicação!
Eu tenho que falar pois tenho compromisso, quero dizer um não.

Pra tudo acabar em menos de um segundo, não tem explicação!
É só continuar pra ver o fim do mundo, eu quero solução.

Eu quero entender, o que foi que deu em nós, deixar tudo morrer.
Eu quero é ver estrelas de dia.

É hora de acordar e ver o sol nascer, clareando um imenso azul.
É hora de viver em plena harmonia com a terra.

O homem anda só, caminho tão sombrio, ninguém pra dar a mão!
Quem sabe olhar pra trás, pra diminuir o frio, que faz no coração.

Eu quero entender, o que foi que deu em nós, deixar tudo morrer.
Eu quero ver estrelas de dia.

É hora de acordar e ver o sol nascer, clareando um imenso azul.
É hora de viver em plena harmonia com a terra.

É hora de acordar, quem sabe renascer, ver sol a noite inteira, ah!
Ver sol a noite inteira, ah!


Um dos melhores intérpretes dos The Beatles em Liverpool, na Inglaterra, Aggeu Marques vive em meio às montanhas de João Monlevade, cidade próxima a Belo Horizonte, com seus cerca de 70 mil habitantes.

Músico, cantor e compositor desde a adolescência. O "beatlemaníaco", Aggeu também é pediatra e ultrassonografista. Natural de Caratinga, iniciou-se na carreira musical participando de bandas "cover" dos The Beatles, como Sgt. Peppers Band e Hocus Pocus.

Aggeu Marques (Caratinga, 1964) viveu a infância e a adolescência em Montes Claros, mudando-se para Belo Horizonte em 1988. Por quinze anos participou de bandas covers dos Beatles, onde se destacou juntamente com as bandas Sgt. Pepper's Band e Hocus Pocus, sempre cantando as canções de Paul McCartney. Aggeu recebeu elogios por sua interpretação, inclusive no International Mersey Beatles Festival, realizado em Liverpool.

Penina by Aggeu Marques


Nessas bandas, Aggeu notabilizava-se por interpretar as canções de Paul McCartney, o que lhe rendeu elogios diversos, inclusive no "International Mersey Beatles Festival", realizado em Liverpool. Suas passagens por essas bandas duraram 15anos.

 Luz dos Meus Olhos by Aggeu Marques


"Quer Saber", lançado em 2001, foi o primeiro CD solo de Aggeu Marques. No álbum, Ageu interpreta músicas de sua autoria, e em português. Ele responde por todas as melodias e letras, com exceção de "Manguaça", que tem música de Doca Rolim.

Enquanto gravava, muitas coisas passavam pela cabeça de Aggeu. E quando chegou nos arranjos de "Luz dos meus sonhos", a segunda faixa, ele só pensava em uma voz: "Como eu queria o falsete maravilhoso de Flávio Venturini aqui".

Paulinho Carvalho foi portador desse presente a Aggeu: Flávio Venturini chegou aos estúdios Ferreti, em Belo Horizonte, em pleno Natal, disposto a gravar a canção que já anda tocando os corações mais atentos.

O próprio Flávio se emocionou ao ouvi-la pronta pela primeira vez. Flávio Venturini é referência forte para Aggeu. "Não conheço ninguém que tenha uma harmonia vocal tão bem feita como ele. A música dele representa demais. Para mim, ele é o Paul McCartney brasileiro", revela.

Something (Beatles) by Flávio Venturini e Aggeu Marques


Não é só Venturini que influencia Aggeu. Nascido em Caratinga, terra de Ziraldo, o cantor passou a sua infância e adolescência em Montes Claros, cidade de Beto Guedes, assim como Flávio, integrante do Clube da Esquina de Milton Nascimento, Márcio Borges e outros bons mineiros. Durante algum tempo, Aggeu morou na mesma rua onde Beto – que em breve será avô – morava e eles saíam juntos para tocar e cantar nas madrugadas.



Os Beatles também estavam presentes o tempo todo nessas andanças de Aggeu pelas entranhas do Clube da Esquina. Daí para Liverpool foi um pulo. O músico é o brasileiro que mais se apresentou na terra dos The Beatles.

Ageu integrou as bandas Sgt Pepper's – chegando a gravar no estúdio Abbey Road – e Hocus Pocus, que, no ano passado, foi considerado um dos melhores grupos do festival Beatles Week, na Inglaterra. Seu ídolo é Paul McCartney, mas isso não o impediu de compor Paz, amor e violão em homenagem a John Lennon, no aniversário de sua morte.

O disco "Quer Saber" traz ainda Renascer – "O homem anda só, caminho tão sombrio, ninguém pra dar a mão. Quem sabe olhar pra trás, diminuir o frio que faz no coração" –, "Desatando um nó" e "Quer saber", que têm Ângela, mulher de Aggeu, como musa inspiradora, além de Empty life, antes chamada 18/06/98, data do primeiro aniversário de McCartney sem a esposa Linda, Numa noite em Liverpool e Alma de vinil.

Aggeu Marques fez o lançamento do disco no Schopenhauer, em Belo Horizonte. Sua música, aliás, já está nas rádios da capital mineira. Ageu e sua banda (Paulinho Carvalho, Mario Castelo, Guilherme Rancanti, Carlos Ivan e Eduardo Santos) ultrapassaram as montanhas de Minas e chegaram ao Ballroom, do Rio de Janeiro, para um espetáculo com a participação de Flávio Venturini, que elogia o trabalho do artista. "Acho o Aggeu muito talentoso. Ele realizou, sem pretensão, um lindo primeiro disco. Espero que vá em frente."

Em 2004 o cantor, músico e compositor brasileiro, Flávio Venturini lançou seu próprio selo chamado "Trilhos Arte", seguindo uma tendência cada vez mais comum entre os músicos de renome no Brasil, e um dos primeiros lançamentos deste novo selo foi, justamente, o segundo álbum da carreira do Aggeu Marques, cujo título era bem singelo: "Aggeu".

Neste álbum está a sua canção de maior destaque, 'Máquina do Tempo', composta em parceria com Jair Medeiros e que foi gravada em 2003 por... Flávio Venturini!

Aggeu - Máquina do Tempo


Pelo selo de Flávio também foi relançado o primeiro álbum, agora com o nome de 'Volume Dois'.

No final de 2007, Aggeu lançou seu terceiro disco de inéditas, Ultra-som. O grande destaque da carreira autoral de Aggeu é a faixa Máquina do Tempo, gravada também por Flávio Venturini.

FONTE:

Wikipédia - Aggeu Marques

Recanto das Letras

Site Letras.com

Nenhum comentário: