domingo, 25 de maio de 2008

Andrea Ferrer


Para Andrea Ferrer, o canto foi um caminho natural a seguir. Baiana de Salvador, ela nasceu no seio de uma família musical.

O pai, o engenheiro Renato, era cantor diletante de ópera – um tenor dramático, apreciador dos grandes mestres italianos, que não perdia uma oportunidade de cantar a “Ave Maria” de Gounod em casamentos e nem de brindar os amigos nas festas com suas interpretações de canções napolitanas como “O Sole Mio”.

Já a mãe de Andrea, Ana Maria, dava aulas de violão e de acordeom e gostava de soltar a voz com as três filhas, em pequenos recitais caseiros.

“Além das óperas que o meu pai colocava na vitrola, com todo entusiasmo e volume, eu cresci ouvindo a minha mãe tocar ao violão o diverso repertório de Dorival Caymmi, que mais tarde se tornou ainda mais envolvente para mim, quando me deparei com a literatura de Jorge Amado”, conta Andrea – que, aliás, ainda teve por intermédio do avô materno, Oscar (que era médico e barítono nas horas vagas), uma preciosa introdução à música folclórica brasileira – em especial, a obra de Hekel Tavares.

Em suma: o melhor dos mundos musicais estava bem ali, dentro do lar da futura intérprete da MPB.

Nos primeiros anos de vida, Andrea Ferrer ouviu um cancioneiro que ia dos clássicos da ópera e das composições imortais de Tom Jobim e Vinícius de Moraes aos sucessos de Dolores Duran, Maysa, Chico Buarque e Roberto Carlos (cantor que, por sinal, despertou seu gosto pela canção pop romântica).

Logo, Andrea também começou a querer participar da farra musical. “Muitas vezes, os versos do Poetinha eram entremeados às canções dele e declamados por mim, quando a minha família se apresentava entre amigos”, lembra.

Assim, não poderia dar outra: logo que entrou na adolescência, Andrea já estava compondo suas primeiras canções, junto com a irmã Daniella – uma delas, “Nas Nuvens”, acabou até sendo gravada pela cantora em seu mais recente disco, Andrea Ferrer.

Vida que segue, Andrea começou a estudar teatro e a participar de montagens
cênicas. Na TV, apareceu em programas e campanhas publicitárias – tudo isso, enquanto ainda cursava Serviço Social na universidade.

O teatro, porém, acabou falando mais alto e, em certa altura, ela resolveu apostar num sonho, largar tudo e se mudar para o Rio de Janeiro, onde encontraria melhores oportunidades para se projetar artisticamente.

Uma vez na cidade, fez cursos em instituições como a Casa de Arte de Laranjeiras (CAL) e o Tablado. Também participou de novelas, de programas de TV, de montagens teatrais e até de espetáculos mistos de recital e musical, como Canto às Criaturas (que ficou em cartaz por quatro meses no Teatro Paço Imperial) e Acordes (com o qual viajou para Recife), ambos ao lado do ator Carlos Vereza. Neles, a atriz ensaiou, ainda que brevemente, uma volta ao canto.

A carreira de cantora de Andrea Ferrer, no entanto, deslancharia na virada do milênio, com uma série de shows (Pensando em Ti, Séculos e Caetaneando, este um exercício lúdico a partir da obra de Caetano Veloso, reunindo música, poesia e teatro), que ela apresentou em badaladas casas cariocas como o Mistura Fina, o Mika’s, o Merci Piano Bar, Vinícius, o Bastidores, a Casa Julieta de Serpa, o Teatro Café Pequeno e os teatros do SESC.

Com Caetaneando, a cantora ainda foi a Curitiba, Florianópolis, Brasília e Salvador. Já Séculos, fruto de uma parceria com o baixista e produtor musical Luca Maciel, acabou dando origem ao seu primeiro disco, de mesmo nome, lançado em 2003, com show no Mistura Fina.

Nas faixas do CD de estréia, Andrea reuniu, sob a asa da MPB clássica, um repertório que reflete bem o ecletismo de sua formação musical. A seleção abre com o “Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, e passa por Guilherme Arantes (“Êxtase”), Secos & Molhados (“Sangue Latino”), Tom e Vinicius (“Por Toda Minha Vida”), Chico Buarque (“Todo Sentimento”) e a dupla da era de ouro do rádio, Herivelto Martins e David Nasser (“Pensando em Ti”).

Ainda no disco (e como que a reconhecer toda a importância da formação musical que teve dentro de casa), a cantora gravou uma homenagem póstuma ao pai, falecido em 1998: “Séculos”, parceria da irmã Daniella Firpo com Keko Pires.

Em 2009, com um caminho musical ainda mais bem-traçado, a cantora abriu o leque estilístico em um CD que fez questão de chamar Andrea Ferrer – aquele que melhor retratou o seu ecletismo, indo do erudito ao pop romântico com escalas no que há de mais variado no painel da música popular brasileira.

Mais uma vez com produção musical de Luca Maciel, o disco reúne composições de ninguém menos que Carlinhos Brown (“Marina dos Mares”), Ivan Lins (“Ai, Ai, Ai, Ai, Ai”), Lobão (“Chorando no Campo”), Edu Lobo (“Reza”), João Bosco (“Corsário”), Chico Buarque (“Vida”) e o sempre presente Villa-Lobos (“Melodia Sentimental”). Diferentes escolas unidas por um canto plural.

Ainda nesse trabalho, Andrea também mostrou seu lado compositora, em canções refinadas e acessíveis (em parceria com Luca Maciel) como “Poder Insano”, “Pertinho” e “O Que Ficou” – boas mostras de sua pronunciada veia pop-romântica, herdeira de Roberto Carlos e Guilherme Arantes.

Já na faixa “Nas Nuvens”, ela resgatou a parceria com a irmã Daniella Firpo, e fechou, assim, um ciclo numa carreira que o Brasil está começando a conhecer.

Andrea Ferrer é um registro mais elaborado de uma voz empenhada em traduzir o que a música brasileira tem de mais tradicional, moderna e apaixonada – e que em breve poderá ser apreciada também naquele que será a realização de seu grande sonho artístico: o musical A Cantora e o Seresteiro, de Carlos Sérgio Bittencourt.

"Para mim, não há barreiras entre o popular, o romântico e o sofisticado. Por isso mesmo, meus dois CDs traduzem exatamente o meu perfil e toda a minha trajetória", acredita Andrea – uma intérprete que tem um longo caminho pela frente e muito ainda a mostrar nos discos e palcos.

Andrea Ferrer - "Último Desejo", de Noel Rosa


Andrea Ferrer e João Carlos Coutinho em "Melodia Sentimental"


FONTE

andreaferrer

Nenhum comentário: