sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alcione


Alcione detém um invejável currículo que inclui as melhores casas noturnas do eixo Rio/SP, como Canecão, Imperator, Palace e Memorial da América Latina, entre outras temporadas populares realizadas através do Projeto Seis e Meia do Teatro João Caetano (que inaugurou ao lado de Paulo Moura na década de 70) e Teatro Carlos Gomes (onde foi recordista de público). Além de apresentações em vários continentes, num total de 22 países, entre Europa, África, Leste Europeu, Oriente e, claro, todas as Américas.

Faz Uma Loucura Por Mim

VIDA E OBRA

Alcione Dias Nazareth (São Luís, 21 de novembro de 1947) é uma cantora, instrumentista e compositora brasileira, aprendeu música com o pai, maestro de banda no Maranhão. Desde pequena, graças ao pai policial e integrante da banda de sua corporação, João Carlos Dias Nazareth, Alcione sempre esteve inserida no meio musical maranhense.

Seu pai, compositor e eterno apaixonado pelo bumba-meu-boi, folguedo típico da capital maranhense, lhe ensinou a tocar diversos instrumentos de sopro, como o clarinete que começou a estudar aos 9 anos. Com essa idade, tocava e cantava em festas de amigos e familiares, e na "Queimação de Palhinha", da festa do Divino Espírito Santo.
 
Sua mãe, Felipa Teles Rodrigues, entretanto, guardava o desejo de que a filha aprendesse a tocar acordeon ou piano. Não queria que Alcione aprendesse a tocar instrumentos de sopro temendo que a filha ficasse tuberculosa.


Sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai. Certa noite, o crooner da orquestra ficou rouco, sendo substituído pela menina. Na ocasião, cantou com sucesso a música "Pombinha Branca", composição de Miltinho Rodrigues; e o fado "Ai, Mouraria".


Alcione formou-se como professora primária na Escola Normal. Lecionou por dois anos e continuou a dedicar-se à música, tendo apresentado-se na TV do Maranhão nos anos de 1965 e 1966.
 
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, trabalhando na TV Excelsior. Após ter feito excursão por países da América do Sul, morou na Europa por dois anos.

Alcione voltou ao Brasil em 1972 e três anos depois ganhou o primeiro disco de ouro através do primeiro LP, A voz do samba (1975).

Identificando-se com o samba, desde cedo tornou-se fervorosa simpatizante da Mangueira, Escola que reunia grandes sambistas na capital do Rio.

Ganhou o apelido de Marrom, com o qual também é conhecida, e o primeiro grande sucesso foi "Não deixe o samba morrer", de Edson e Aluísio, no repertório do primeiro LP. "Não Deixe O Samba Morrer", permaneceu 22 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso das rádios nacionais.

Em mais de três décadas de carreira, Alcione ganhou prêmios de dezenove discos de ouro, dois de platina e um duplo de platina; por dois anos consecutivos, ganhou o prêmio Tim na categoria melhor cantora de samba, (2004 e 2005).


Em 2003, Alcione recebeu o Grammy Latino na categoria de melhor Álbum de samba; e recebeu da Academia Brasileira de Letras o Prêmio de Melhor Cantora Popular, além de receber o Prêmio TIM de Música como melhor Cantora de Samba. Participou do CD "Duetos", de Neguinho da Beija-Flor, disco no qual interpretou, com o anfitrião, a música "Recomeço".


Além de "Não deixe o samba morrer", foram consagradas na voz de Alcione inúmeras canções, como: "Sufoco", "Gostoso veneno", "Rio Antigo", "Nem morta", "Garoto maroto", "A profecia", "Delírios de amor", "Uma nova paixão", "Depois do prazer", "Enquanto houver saudade", "Estranha loucura", "Faz uma loucura por mim", "A loba", "Retalhos de cetim", "Qualquer dia desses", "Pode esperar", "O que eu faço amanhã", "O surdo", "Pior é que eu gosto", "Meu vício é você", "Pandeiro é meu nome", "Você me vira a cabeça", "Quem de nós", "Mineira", "Meu ébano", dentre muitas outras.

Em 2004, Alcione lançou pela gravadora Indie Records o CD "Faz Uma Loucura Por Mim". No disco também foram incluídas "Você Me Vira a Cabeça " (Me Tira do Sério) que fez parte da trilha da novela "Da Cor do Pecado" e ainda "Sem Saída", com participação do cantor Belo. Recebeu o "Prêmio Tim 2004" na categoria "Melhor Cantora de Samba".


Em 2005, a Sony lançou a coletânea "Alcione e Amigos", na qual a cantora faz duetos com Jair Rodrigues, Nelson Gonçalves, Maria Bethânia, Fernando di Carvalho e Mussum, entre outros. Ganhou outra vez o "Prêmio Tim" na categoria de "Melhor Cantora de Samba".


Lançou o disco "Uma Nova Paixão", produzido por Jorge Cardoso, com várias composições inéditas, como a homenagem ao mestre Jamelão em "Pedra 90" e ainda as faixas ‘’Meu Ébano’’ (Neneo e Paulinho Rezende), "O Samba Vai Balançar" (Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro) e a faixa-título de autoria de Gustavo Lins e Humberto Tavares.


Ainda em 2005, os poetas Salgado Maranhão e Armando Nogueira gravaram os poemas "Aboio" e "Samba e Futebol" para a abertura da turnê nacional e internacional do show "Uma Nova Paixão". Participou do CD "Amorágio", de Salgado Maranhão, no qual interpretou a faixa "Diamante Bruto", de Zé Américo e Salgado Maranhão. Foi escolhida como madrinha do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, cantando na cerimônia comemorativa dos 150 anos da Corporação no Teatro João Caetano.

Em 2006, fez turnê pelos Estados Unidos apresentando-se na "Lifetime Achievement Award", na festa da nona edição do "Annual Brazilian Press" (evento que tem como objetivo a celebração da cultura e da imagem do Brasil no exterior) no Broward Center For The Performing Arts, em Fort Lauddardale, na Flórida, e ainda Hard Rock Live, em Orlando, e no Teatro Tam Boston, na cidade de Medford, em Massachussets.

De volta ao Brasil, com participações especiais de Os Gênesis (dupla angolana), Jefferson Jr e César Nascimento e sua Usina de Percussão, fez o lançamento do CD/DVD "Uma Nova Paixão Ao Vivo" no Canecão, tendo ainda as participações de Marcelo D2, Leci Brandão e o ator Aílton Graça. O espetáculo teve a apresentação do poema "Aboio", por Salgado Maranhão e do texto "Samba e Futebol", por Armando Nogueira.

Em 2007, Alcione lançou pela gravadora Indie Records, o CD/DVD "De Tudo Que Eu Gosto", no qual contou com as participações especiais de Gilberto Gil na faixa "Entre a Sola e o Salto" (Gilberto Gil), Serginho Meriti e Marcelo Falcão na faixa "Mangueira é Mãe" (Serginho Meriti e Claudinho Guimarães) e Hormero Ferreira na valsa "Marcas do Passado" (Homero Ferreira).


No disco também foram incluídas as composições "Perdeu, Perdeu" (Chico Roque e Sérgio Caetano), "Maria da Penha" (Evandro Lima e Paulinho Rezende), "Quando o Amor Bateu na Porta" (Altay Veloso), "Laço de Cobra" (Nílton Barros), "Luz do Nosso Amor" (Sombrinha, Rubens Gordinho e Nílton Barros), "Laguidibá" (Magno de Souza, Maurílio de Oliveira e Nei Lopes), "300 Anos " (Altay Veloso e Paulo César Feital), "Eu Te Procuro" (Dhemma, Silvão e Francisco do Pagode) e "Agarradinho", de autoria de Roque Ferreira e Telma Tavares.


Ainda em 2007, em dupla com Elton Medeiros, gravou a faixa "Pressentimento" (Élton Medeiro e Hermínio Bello de Carvalho) para o CD e DVD do selo Zecapagodisco, filiado à Universal Music. Foi homenageada pela Escola de Samba Turma do Quinto em São Luís.


Em 2008, Alcione ganhou mais uma edição do troféu Samba de Primeira, participou da gravação do DVD ‘’Em Casa’’ do cantor Alexandre Pires na faixa "Depois do Prazer" (Chico Roque e Sérgio Caetano e do DVD ‘’Paz Sim, Violência Não’’, ‘’Nossa Senhora’’ (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) com o Padre Marcelo Rossi e recebeu mais uma edição do Prêmio Tim , na categoria Melhor Cantora de Samba. Participou do show ‘’Maranhão Solidário’’ em amparo às vítimas das enchentes no seu estado natal.


Em 2009, Alcione foi homenageada pela Escola de Samba Juventude Imperial em Juiz de Fora, Minas Gerais. Fundou com amigos e familiares, o Movimento de Amor ao Próximo em São Luís.

Ao longo de sua carreira, foi premiada com 21 discos de ouro, 5 de platina e um duplo de platina. Em sua galeria de troféus - com cerca de 350 peças - possui títulos e honrarias que poucos artistas conseguiram obter ao longo de suas carreiras, tais como: Ordem do Rio Branco (a mais alta comenda do Brasil), a Medalha Pedro Ernesto (concedida pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), a Medalha do Mérito Timbira (a maior comenda concedida pelo Estado do Maranhão, foi escolhida como embaixadora do turismo do Estado do Rio de Janeiro e do Estado do Maranhão.

Alcione apresentou-se para 500 mil pessoas em São Luis do Maranhão, quando foi convidada pela Paróquia da Ilha de São Luis para saudar o sumo pontífice com músicas como João de Deus, feita especialmente para a visita do Papa ao Brasil.


Vários prêmios importantes da MPB fazem parte de sua coleção. Além dos Prêmios Sharp de Música, dos quais ela possui nove dos onze anos em que existiu, a artista é detentora de um sem número de prêmios: Prêmio Caras, Globo de Ouro (da TV Globo), Rádio Globo, o Antena de Ouro, entre outros. Além desses, prêmios de grande vulto internacional como: O Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (concedido pelo Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela ONU).


Alcione é moradora do condomínio Village Marapendi, no bairro de Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

CURIOSIDADES

*Alcione se apresentou no México, no Teatro do Hotel Santa Isabel e cantou em 13 teatros no Japão, entre eles o Pit Inn e o Nakanu Plaza Hotel, divulgando seu LP anterior. Também em 85 cantou no Festival Domênica Romana na Itália.

*O disco ‘’Fruto e Raíz’’, lançado em 1986, foi o maior sucesso comercial de sua carreira, tendo vendido 700 mil cópias.

*Alcione, uma incorrigível precursora, fundou a Escola de Samba Mirim da Mangueira (Grêmio Recreativo Cultural Mangueira do Amanhã), da qual é Presidente de Honra, o Centro de Arte da Mangueira (Mangueirarte) e o Centro de Apoio.

*Em 1988 realizou temporada de 28 shows na União Soviética, cantando em estádios e teatros como: Moscou, Leningrado, Kiev, Tallinn e Vilnius. Também cantou no Festival de Montreux, na Suíça, e foi homenageada pela Escola de Samba Flor do Samba, em São Luís.

*Em 1991, foi escolhida para cantar a saudação ao papa João Paulo II na missa e que ele ministrou em São Luís.

*Alcione foi escolhina para ser embaixadora do turísmo na cidade de Rio de Janeiro e na sua terra natal em São Luís.

*Em 1992, foi escolhida pela ONU como um dos símbolos internacionais na luta contra o Apartheid e excursionou pela primeira vez pelos Estados Unidos.

*Em 1997, completou 50 anos com vários dias de grande festa em São Luís, batizado de Marrom Folia, com temporada de shows e exposições no Teatro Arthur Azevedo.

*Em São Luís, no ano de 1999 fundou o bloco carnavalesco “Esbandalhada” com amigos e familiares.

*No disco ‘’Tempo de Guarnicê’’, Alcione gravou sua primeira música internacional. Trata-se de ‘’Overjoyed’’ (Stevie Wonder).

*Identificando-se com o samba, desde cedo tornou-se fervorosa simpatizante da Mangueira, Escola que reunia grandes sambistas na capital do Rio.

*Ganhou o apelido de Marrom, com o qual também é conhecida, e o primeiro grande sucesso foi "Não deixe o samba morrer", de Edson e Aluísio, no repertório do primeiro LP.

*Em mais de três décadas de carreira, ganhou prêmios de dezenove discos de ouro, dois de platina e um duplo de platina; por dois anos consecutivos, ganhou o prêmio Tim na categoria melhor cantora de samba, entre 2004 e 2005.

*Em 2009 Fundou com amigos e familiares, o Movimento de Amor ao Próximo em São Luís.

"Eu bati uma perna pelo mundo desde que saí de São Luis do Maranhão e vim para o Rio. Mas, 37 anos de carreira não podem ser resumidos a uma coleção de troféus e a confecção de um disco ou uma temporada. Preciso dar uma satisfação a todo o Brasil do que me tornei e do que andei fazendo nesses anos todos". diz Alcione em sua página oficial.



Discografia

Universal Music / Philips
A Voz do Samba (1975)
Morte de um poeta (1976)
Pra que chorar (1977)
Alerta geral (1978)
Gostoso veneno (1979)
E vamos à luta (1980)
Alcione (1981)
Dez anos depois (1982)

Sony BMG / RCA
Vamos arrepiar (1982)
Almas e corações (1983)
Da cor do Brasil (1984) (Ouro)
Fogo da vida (1985) (Ouro)
Fruto e raiz (1986) (Platina)
Nosso nome: resistência (1987) (Platina)
Ouro & Cobre (1988) (Ouro)
Simplesmente Marrom (1989) (Ouro)
Emoções Reais (1990)
Promessa (1991)
Pulsa, coração (1993) (Ouro)
Brasil de Oliveira da Silva do Samba (1994) (Ouro)
Profissão: Cantora (1995)
Tempo de Guarnicê (1996)

Universal Music / Polygram
Valeu - Uma Homenagem à Nova Geração do Samba (1997) (Ouro)
Celebração (1998) (Ouro)
Claridade (1999) (Ouro)
Nos Bares da Vida (2000) - ao vivo (Platina)
A Paixão tem Memória (2001) (Ouro)

Indie Records
Ao Vivo (2002) (Platina)
Ao Vivo 2 (2003) (Platina)
Alcione - Duetos(2004)
Faz Uma Loucura por Mim (2004) (Platina)
Faz Uma Loucura por Mim - Ao Vivo (2005)
Novo Millenium - ALCIONE(2005)
Maxximum - Alcione(2005)
Alcione e Amigos([2005])
Uma Nova Paixão (2005) (Ouro)
Uma Nova Paixão - Ao Vivo (2006) (Ouro)
Novelas(2006)
Coleções - Grandes Sucessos de Alcione(2007)
De Tudo Que eu Gosto(2007)
Raridades(2008)

FONTE

Wikipédia - Alcione

Nenhum comentário: